16/11/2011
15/11/2011
Projeto “Cadeirante”
O projeto Cadeirante foi desenvolvido por iniciativa da professora Sandra de Souza Marcos, da Escola Municipal Padre Guilherme Peters, em Belo Horizonte. Contou ainda com a participação das professoras Ana Paula Chaves Vaz de Mello, da escola, e Alessandra Marinho (GPLI/SMED – Equipe Formação do Projeto UCA/PucMinas).
O principal objetivo foi o de permitir que os alunos conhecessem a sua escola, bem como o seu entorno, tendo, contudo, um olhar reflexivo sob as condições que esse espaço público oferece aos cadeirantes. Esse objetivo se enquadra perfeitamente na ação pedagógica que vislumbra a formação cidadã dos alunos e que os reconhece como os principais responsáveis por sua formação para a cidadania, sendo, por ela, co-responsáveis.
Inicialmente, por meio de diálogos em sala de aula, os alunos foram provocados para a reflexão sobre a temática. Como vários deles conheciam colegas de escola que ali passavam pelas dificuldades de locomoção, as questões foram sendo ilustradas, discutidas. Os alunos se comprometerem como o Projeto foi um processo natural.
Acessando a internet, para o que usaram os laptops do Projeto UCA, os alunos pesquisaram sobre a legislação que trata da acessibilidade em espaços públicos. Puderam conhecer as adequações que permitem o fácil trânsito dos cadeirantes.
Em seguida, com a câmera do laptop Classmate PC, os alunos capturaram várias imagens da escola e do seu entorno. Assim, registraram a inadequação de espaços para os cadeirantes.
As fotos foram carregadas no site Flickr. Na atividade as professoras que conduziram o Projeto levaram os seus alunos a reproduzir uma experiência que tiveram durante a formação UCA, em uma tarefa combinada dos Módulos 2 e 3A.
Na sequência, os alunos produziram apresentações de slides, onde ilustraram e detalharam a situação registrada. Com imagens e textos curtos contaram de alguma forma uma história.
Na última etapa do Projeto, os alunos redigiram uma carta para a Secretária Municipal de Educação de Belo Horizonte, na qual buscaram chamar a atenção para a necessidade de adequação, para os cadeirantes, dos espaços da escola.
O Projeto Cadeirante permitiu aos alunos o comprometimento pleno em uma temática transversal ao currículo escolar, um olhar sobre um problema que pode não os afetar diretamente, mas que tem implicações sobre pessoas da comunidade escolar na qual estão inseridos.
Os alunos comprometeram-se efetivamente com questões da sua realidade, exerceram o pensamento crítico e analítico, praticaram cidadania.
As tecnologias digitais, além de instrumento para pesquisa, podem e devem garantir a aquisição de novas habilidades, como a escrita e a leitura de imagens, a de elaboração de uma escrita concisa, conforme presente nos slides e na carta elaborada endereçada à Secretária de Educação.
O desenvolvimento de competências e habilidades no uso de tecnologias digitais de informação e comunicação, com a utilização de linguagens múltiplas, é um objetivo explícito do Projeto UCA.
O Projeto Cadeirante é uma prova de que o Projeto UCA vai, aos poucos, se consolidando e contribuindo para mudanças na realidade de escolas públicas brasileiras. Já existem novos fazeres pedagógicos, assentados no uso de tecnologias móveis. Na Escola Municipal Padre Guilherme Peters, em Belo Horizonte, isso também já acontece.
Postado por
Lorena Tárcia
11/11/2011
Formar para as novas tecnologias é ....

Extraído de: PERRENOUD, Phillipe. 10 novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2008.
Postado por
Simão Pedro
02/11/2011
30/10/2011
Olhares no Prouca
Trabalho produzido por alunos da Escola Municipal Padre Guilherme Peters sob orientação das professoras Romilda e Alessandra Marinho (Prouca)
Postado por
Lorena Tárcia
25/10/2011
UCA vai ao cortejo pelos direitos da criança e do adolescente
Semana passada ocorreu em Belo Horizonte um cortejo do PAIR pelos direitos da criança e do adolescente, saindo da Praça da Estação até o Parque Municipal.
O aluno Daniel, da Escola Municipal Pe. Guilherme Peters levou para o cortejo o Uquinha ligado e trabalhou como repórter, filmando e fotografando tudo.
O aluno Daniel, da Escola Municipal Pe. Guilherme Peters levou para o cortejo o Uquinha ligado e trabalhou como repórter, filmando e fotografando tudo.
Postado por
Lorena Tárcia
10/10/2011
28/09/2011
21/09/2011
Ânimo para o trabalho
Quando estamos praticamente encerrando os Módulos 2 e 3A da formação para o grupo 1 de professores de escolas UCA [Belo Horiuzonte, Tiradentes e Uberaba] e a postos para iniciar com eles os Módulos 4 e 3B, ao mesmo tempo em que daremos a partida na formação do grupo 2 de professores [Ituiutaba, Ponte Nova e Unaí] é confortador ver o reconhecimento dos cursistas.
Isso nos dá um ânimo extra para enfrentar a continuidade das ações de formação.
Postado por
Simão Pedro
07/09/2011
Notícias UCA Minas
Alunos das escolas de Belo Horizonte viveram diferentes experiências com os laptops do Programa UCA esta semana.
Na Escola Municipal Levindo Lopes, começaram a levar os laptops para casa. A euforia é geral!
Já os alunos da Escola Municipal Padre Guilherme Peters visitaram Inhotim e registraram a aula visita com as câmeras dos laptops.
Na Escola Municipal Levindo Lopes, começaram a levar os laptops para casa. A euforia é geral!
Já os alunos da Escola Municipal Padre Guilherme Peters visitaram Inhotim e registraram a aula visita com as câmeras dos laptops.
Postado por
Lorena Tárcia
Escrever: muito prazer!
Esses textos refletem os resultados de um trabalho realizado com alunos do 1o. Ano do 2o. Ciclo, Professora Valdene, Escola Municipal Levindo Lopes, Belo Horizonte.
A partir de uma atividade sugerida pelo livro didático "Conhecer uma lenda criada pelos índios brasileiros - A lenda da mandioca”, os alunos tiveram que demonstrar a capacidade de síntese ao recriarem o texto.
Em pesquisa realizada no Google imagens, selecionaram figuras que retratavam a "Lenda da Mandioca", desenvolvendo a capacidade de análise.
Nasceu numa tribo uma indiazinha.
De uma beleza intensa e pele branca.
Ela era diferente e os índios achavam que ela era protegida de Tupã.
Mani era alegre e muito feliz.
Mas um dia adoeceu e morreu. Ela foi enterrada ali perto.
E todos os índios choravam sobre sua sepultura.
Naquela úmida terra nasceu uma raiz marrom por fora e por dentro branca.
Os índios extraíram a raiz e fizeram comida e bebida. Eles achavam que era milagre de Mani.
Essa raiz foi chamado Manioca.
A lenda da mandioca II
A lenda da mandioca II
A tribo inteira ficou surpresa quando nasceu Mani. Não tinha a pele bronzeada como as demais índias. E sabe por quê?
Porque cacique tivera um sonho que lhe revelara ser Mani dádiva sublime por descender de Tupã .
Os dias corriam calmos, sem guerras de outra pertubação. Mas Mani adoeceu, e morreu. Toda a tribo chorou a morte da protegida de Tupã, que foi sepultada num jardim.
Mani ficara gravada na mente dos índios que todos os dias visitavam a sepultura.
Tempo depois, durante a primavera, nasceu uma planta desconhecida sobre a sepultura de Mani. Certo que era um milagre de Tupã, os índios cavaram e acharam várias raízes.
Foi assim que nasceu a (manioca) – hoje, mandioca! Significa corpo de Mani.
Postado por
Lorena Tárcia
30/08/2011
Escola UCA no Ceará

Postado por
Simão Pedro
29/08/2011
Formação Tecnologica na Escola Municipal Professora Glória Moreira, em Unaí
Postado por
Lorena Tárcia
26/08/2011
Reunião UCA
.jpg)
Com a extinção da SEED, o UCA fica sob a responsabilidade da Secretaria de Educação Básica, SEB, por sua Diretoria de Formulação de Conteúdos Educacionais, sob responsabilidade do professor Sérgio Gotti.
Presentes na reunião, além da professora Jaqueline Moll, titular da Diretoria de Currículo e Educação Integral, vários coordenadores e técnicos do MEC, Mauro Moura, representando o FNDE e representantes de oito IES Globais do Projeto UCA.
Postado por
Simão Pedro
25/08/2011
86% das escolas têm acesso à web
O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) divulgou os resultados da primeira edição da Pesquisa TIC Educação, realizada pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).
Segundo a pesquisa, 81% das escolas públicas urbanas possuem laboratório de informática. O acesso à internet ocorre a partir desses laboratórios, já que em 86% das escolas entrevistadas os computadores estão conectados à rede. Leia mais
Postado por
Lorena Tárcia
13/07/2011
Formação em Unaí
As professoras da equipe UCA Minas, Luciana Rocha e Roselene, iniciaram esta semana a formação presencial dos professores de Unaí, na Escola Municipal P. Jovelmira J. Vasconcelos.
Postado por
Lorena Tárcia
30/06/2011
26/06/2011

Pauta extensa, temas mais do interessantes e oportunos. Entre eles o Projeto Um Computador por Aluno, UCA.
"Projeto UCA: avaliando trajetórias, pensando caminhos" é o tema da mesa sobre Educação e Inclusão Digital que acontecerá no dia 1/7. Dela participarão os professores Ana Beatriz Gomes de Carvalho, da UFPE, e Simão Pedro Marinho, do Programa de Pós-graduação em Educação da PUC Minas.
Postado por
Simão Pedro
Formação Uca Minas
Os professores que participam da etapa online de formação do Uca Minas estão explorando as possibilidades da Web 2.0. Até o momento, utilizaram o Flickr, o Slideshare e Blogs.
Confira o resultado de algumas publicações:
BLOGS
No SLIDESHARE
Confira o resultado de algumas publicações:
BLOGS
No SLIDESHARE
Postado por
Lorena Tárcia
29/05/2011
13/05/2011
Estudantes aprovam programa UCA
Alunos de 5ª a 8ª série, de 11 a 14 anos, da Escola Municipal Uberaba, que estão inseridos no programa “Um Computador por Aluno” (UCA) avaliaram como positiva à iserção do equipamento nas aulas, que passaram a ser mais agradáveis e ágeis. A informação é da diretora Sônia Manzan, que acrescenta que os estudantes, além de visualizarem o conteúdo aplicado pelo professor como um todo, ainda contam com vídeos que tornam as aulas menos monótonas, chamando a atenção para seu teor.
A dirigente escolar explica que foi criada uma comissão do UCA pelos professores, que fica responsável pelas as decisões necessárias, como modo de uso dos equipamentos, mudança das regras escolares para adequação do projeto, entre outras. A unidade é a escola piloto do programa no município. São 485 alunos que contam com duas aulas diárias, envolvendo todas as disciplinas. No momento, o computador está sendo utilizado somente na escola. Sônia explica que esta é uma fase de implantação, mas que os estudantes levarão o equipamento para casa, um dos fundamentos do programa.
Ela acrescenta que seis alunos criaram de maneira jovial uma cartilha com os cuidados, recursos da informática e a responsabilidade da família quando o micro estiver nas residências. “A idéia é apresentar esta cartilha para os pais em forma de teatro no dia da entrega dos computadores para os alunos”, pontua Sônia, acrescentando que será uma oportunidade de esclarecer junto aos pais sobre as formas de utilização e o valor do equipamento pedagogicamente. Em confirmação com a diretora, a subsecretária de Educação, Mara Bóscolo, esclarece que o laptop possui um número de identificação e caso o mesmo seja roubado, que é hoje a preocupação dos pais, ele é bloqueado e não tem valor de mercado.
Mara ainda pontua que os professores da E.M.Uberaba e também representantes de outras cinco que serão agraciadas ainda este ano com o programa, passaram por formação de 40h presenciais e outras 100h à distância estão sendo aplicadas pela PUC Minas. Escolhidos pelos mestres, também haverá um equipe de alunos monitores, que serão aqueles que têm maior facilidade para lidar com o computador e que irão colaborar com os companheiros de classe. Para isso, eles também passarão por um curso de formação.
Vale relembrar que a escolha das escolas aconteceu em dezembro, por meio de uma gincana, onde as vencedoras, que são E.M. Celina Soares de Paiva, E.M. Frederico Peiró, E.M. Norma Sueli Borges, E.M. Niza Marques Guarita e E.M. Madre Maria Georgina foram contempladas com a futura implantação do UCA. “Destas unidades, a administração municipal está adquirindo os equipamentos e a previsão que em junho sejam entregues. Já da escola piloto, E.M.Uberaba, os computadores foram ganhos pelo MEC – Ministério da Educação,” fecha Mara.
Fonte: http://www.uberaba.mg.gov.br/portal/conteudo,17621
Fonte: http://www.uberaba.mg.gov.br/portal/conteudo,17621
Postado por
Lorena Tárcia
07/05/2011
Formação de professores em Ponte Nova
Teve início, esta semana, a formação presencial dos professores na EM Luiz Martins Soares Sobrinho Ponte Nova.
Conduzem a formação os professores da equipe da Puc Minas, Jorge Dantas e Roselene Costa.
Visualizar UCA Minas em um mapa maior
Postado por
Lorena Tárcia
03/05/2011
Reportagem da Band Minas sobre o Prouca Belo Horizonte
Repórter Eloi Oliveira, na Escola Municipal Pe Guilherme Peters.
Postado por
Lorena Tárcia
29/04/2011
Lançamento do Prouca em Belo Horizonte repercute na imprensa mineira
Rádio UFMG
Rede pública de ensino de BH ganha projeto piloto do programa um computador por aluno. Objetivo é promover a inclusão digital e capacitar os docentes para o ensino com novas tecnologias. Ouça na íntegra a reportagem de Jessika Viveiros.
Portal UAI
TV Alterosa (SBT)
TV Alterosa:Crianças de escolas da rede pública recebem computadores
WebTV UCA Minas
Prof. Mauro Moura, coordenador do Prouca
Profa. Corina Soares, gerente de planejamento e informação da SMED Belo Horizonte
Profa. Márcia Libânio, diretora da E.M. Pe Guilherme Peters
Rede pública de ensino de BH ganha projeto piloto do programa um computador por aluno. Objetivo é promover a inclusão digital e capacitar os docentes para o ensino com novas tecnologias. Ouça na íntegra a reportagem de Jessika Viveiros.
Portal UAI
TV Alterosa (SBT)
TV Alterosa:Crianças de escolas da rede pública recebem computadores
WebTV UCA Minas
Prof. Mauro Moura, coordenador do Prouca
Profa. Corina Soares, gerente de planejamento e informação da SMED Belo Horizonte
Profa. Márcia Libânio, diretora da E.M. Pe Guilherme Peters
Lançamento do Prouca em Belo Horizonte
Postado por
Lorena Tárcia
Lançamento do UCA em Belo Horizonte
O coordenador do Prouca, Mauro Moura, participa nesta sexta-feira de duas solenidades de lançamento do programa nas escolas municipais Padre Guilherme Peters e Levindo Lopes.
A solenidade contará também com a presença de representantes da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte.
Hora e locais:
10h00 – Escola Municipal Padre Guilherme Peters, Novo São Lucas
15h00 – Escola Municipal Levindo Lopes – Rua Fluorina, 1460, bairro Paraíso
A solenidade contará também com a presença de representantes da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte.
Hora e locais:
10h00 – Escola Municipal Padre Guilherme Peters, Novo São Lucas
15h00 – Escola Municipal Levindo Lopes – Rua Fluorina, 1460, bairro Paraíso
Postado por
Lorena Tárcia
20/04/2011
Repórter por um dia no UCA Minas
Oito alunas e alunos do Segundo Ciclo da Escola Municipal Levindo Lopes, em Belo Horizonte, participaram hoje do projeto "Repórter por Um Dia" na TV UCA Minas.
Laisla, Pedro, Luana e Nathaly atuaram como repórteres; Dandara, Marco, Rafaela e Nádia como cinegrafistas.
Além das entrevistas em vídeo, os alunos participaram de uma oficina de podcast da Rádio UCA Minas, sob orientação das professoras Alessandra Marinho e Lorena Tárcia, da equipe UCA na PUC Minas.
Oficina de podcast Uca Minas by Lorena Tárcia
Laisla, Pedro, Luana e Nathaly atuaram como repórteres; Dandara, Marco, Rafaela e Nádia como cinegrafistas.
Além das entrevistas em vídeo, os alunos participaram de uma oficina de podcast da Rádio UCA Minas, sob orientação das professoras Alessandra Marinho e Lorena Tárcia, da equipe UCA na PUC Minas.
Oficina de podcast Uca Minas by Lorena Tárcia
Postado por
Lorena Tárcia
17/04/2011
Início da formação a distância para o grupo 1 de escolas UCA em Minas
A professora Beatriz Temponi, da Gerência Regional de Educação [GERED] Leste, onde está situada a Escola Municipal Levindo Lopes, uma das escolas UCA em Belo Horizonte, manifesta-se sobre o início da formação a distância, on-line, nos Módulos 2 e 3A.

Postado por
Simão Pedro
16/04/2011
Início da formação a distância

Nesse momento estão em oferta on-line o Módulo 2, que objetiva a incorporação curricular das interfaces da Web 2.0, e o Módulo 3A, da formação do professor para a inovação educacional com tecnologia móvel.
No total estão envolvidos como cursistas nessa formação 189 profissionais de educação, divididos em 3 turmas para cada Módulo.
A mensagem enviada pela Professora Luciene Marzagão, da Escola Municipal Padre Guilherme Peters, em Belo Horizonte, mostra a receptividade à formação e, sem dúvida, é um estímulo a todos, cursistas, formadores e tutores, que desde ontem atuam nessa formação.
Postado por
Simão Pedro
11/03/2011
Formação UCA em Minas Gerais - situação em 11.3.2011
Ações de formação nas 23 (vinte e três) escolas UCA em Minas Gerais, sob a responsabilidade da equipe UCA que está vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação da PUC Minas.
Postado por
Simão Pedro
Escolas UCA em Minas Gerais
Relação, atualizada em 10.3.2011, das escolas públicas de Minas Gerais que integram o Projeto UCA.
___
Fonte dos dados: Sistema de Monitoramento do Projeto UCA.
___
Fonte dos dados: Sistema de Monitoramento do Projeto UCA.
Postado por
Simão Pedro
Mensagem
A professora Corina Soares Giovanini, titular da Gerência de Planejamento e Informação [GPLI] da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte, no último dia 4 de março enviou uma mensagem após ter visto, neste blog, imagens e vídeos que documentam a entrega de laptops aos alunos da EM Levindo Lopes:
Talvez um dos brilhos inexplicáveis da educação seja o quão trabalhoso possa ser um processo, sempre vale a pena quando observamos seu significado e brilho para os alunos...
Obrigada pelo presente nessa tarde,
abrs
Corina
Talvez um dos brilhos inexplicáveis da educação seja o quão trabalhoso possa ser um processo, sempre vale a pena quando observamos seu significado e brilho para os alunos...
Obrigada pelo presente nessa tarde,
abrs
Corina
Postado por
Simão Pedro
Formação UCA em Uberaba
No período de 7 a 18 de2 fevereiro último, a equipe UCA da PUC Minas esteve em Uberaba desenvolvendo o Módulo 1, da apropriação tecnológica, que integra a Formação Brasil do Projeto UCA .
Participaram da formação 38 professores da Escola Municipal Uberaba e 17 técnicos e especialistas da Secretaria Municipal de Educação de Uberaba.
A formação, que se daria no espaço da própria escola, foi transferida para a Biblioteca Municipal em virtude de um temporal que atingiu a cidade poucos dias antes do início da formação e comprometeu a rede wireless, impedindo o acesso à internet.
Um momento importante na formação se deu quando os professores apresentaram para os colegas atividades de aprendizagem que planejaram para usar o laptop com seus alunos. Foi o momento rico da partilha de saberes, da troca de experiências, peças fundamentais no "quebra-cabeças" do UCA.
Participaram da formação 38 professores da Escola Municipal Uberaba e 17 técnicos e especialistas da Secretaria Municipal de Educação de Uberaba.
A formação, que se daria no espaço da própria escola, foi transferida para a Biblioteca Municipal em virtude de um temporal que atingiu a cidade poucos dias antes do início da formação e comprometeu a rede wireless, impedindo o acesso à internet.
Um momento importante na formação se deu quando os professores apresentaram para os colegas atividades de aprendizagem que planejaram para usar o laptop com seus alunos. Foi o momento rico da partilha de saberes, da troca de experiências, peças fundamentais no "quebra-cabeças" do UCA.
Postado por
Simão Pedro
04/03/2011
O primeiro laptop ninguém esquece
Na semana de 28/2 a 4/3, a EM Levindo Lopes faz a entrega dos primeiros laptops aos alunos. É o momento do primeiro contato com a máquina que deverá ser, em breve, um elemento natural na sala de aula.
A professora Alessandra Marinho, do grupo UCA na PUC Minas e da SMED/GPLI, organiza a entrega do equipamento ao mesmo tempo em que registra a alegria e o encantamento flagrantes quando os alunos começam a utilizar o laptop em sala de aula.
As imagens, algumas bastante ilustrativas da relação afetiva que os alunos estabelecem de pronto com a máquina, nos ajudam a construir a memória do Projeto UCA em Minas Gerais.
Postado por
Simão Pedro
02/03/2011
Um dia para lembrar para sempre
Nesta semana de 28/2 a 4/3, os alunos da EM Levindo Lopes estão recebendo seus laptops no Projeto UCA. É o momento do primeiro contato com um equipamento que será um instrumento importante na sua aprendizagem.
A professora Alessandra Marinho, do grupo UCA na PUC Minas e da SMED/GPLI, acompanha a entrega dos equipamentos, contando com o apoio do agente de informática Paulo, e dá um apoio às professoras.
Alguns alunos já personalizaram seus laptops. Isso é muito bom, porque revela um importante sentimento de pertença.
Os sorrisos - que fazem da escola um lugar mais alegre, sem tirar dos alunos a concentração que a tarefa de aprender exige - mostram que vale a pena todo o esforço, que vale a pena continuar insistindo e investindo.
Em alguns dias a escola, pela direção e professoras, e os pais decidirão quando os laptops poderão também ser levados para casa. Afinal, a inclusão digital não se fará apenas na escola. E os meninos e meninas poderão ser agentes na inclusão digital de seus familiares e vizinhos.
A professora Alessandra Marinho, do grupo UCA na PUC Minas e da SMED/GPLI, acompanha a entrega dos equipamentos, contando com o apoio do agente de informática Paulo, e dá um apoio às professoras.
Alguns alunos já personalizaram seus laptops. Isso é muito bom, porque revela um importante sentimento de pertença.
Os sorrisos - que fazem da escola um lugar mais alegre, sem tirar dos alunos a concentração que a tarefa de aprender exige - mostram que vale a pena todo o esforço, que vale a pena continuar insistindo e investindo.
Em alguns dias a escola, pela direção e professoras, e os pais decidirão quando os laptops poderão também ser levados para casa. Afinal, a inclusão digital não se fará apenas na escola. E os meninos e meninas poderão ser agentes na inclusão digital de seus familiares e vizinhos.
Postado por
Simão Pedro
25/02/2011
Encontro com a comunidade de uma escola UCA em BH
Na manhã de ontem, 24 de fevereiro, integrantes da equipe UCA na PUC Minas estiveram reunidos com pais, responsáveis e alunos da Escola Municipal Levindo Lopes, da rede municipal de ensino de Belo Horizonte e que se situa no bairro Paraíso, na região Leste da capital mineira. O propósito da reunião era apresentar para a comunidade o projeto UCA, iniciativa da Presidência da República e desenvolvido pelo MEC.
O professor Simão Pedro P. Marinho, da PUC Minas, responsável pelo UCA em Minas Gerais, apresentou o projeto, destacando a sua importância como estratégia para uma inovação pedagógica que utiliza a tecnologia móvel, o laptop com acesso à internet, na busca da melhoria da qualidade da educação.
Ele aproveitou para mostrar algumas características que são muito próprias do laptop, inclusive visando a segurança, e fez a entrega simbólica do laptop a uma aluna.
Sgundo a diretora, em um primeiro momento os laptops serão utilizados apenas na escola. Mas o propósito é que o mais rápido possível seja permitido aos alunos levarem o computador para as suas casas.
O professor Simão Pedro P. Marinho, da PUC Minas, responsável pelo UCA em Minas Gerais, apresentou o projeto, destacando a sua importância como estratégia para uma inovação pedagógica que utiliza a tecnologia móvel, o laptop com acesso à internet, na busca da melhoria da qualidade da educação.
Ele aproveitou para mostrar algumas características que são muito próprias do laptop, inclusive visando a segurança, e fez a entrega simbólica do laptop a uma aluna.
Na oportunidade a diretora da escola, a professora Cátia Verônica Teixeira Camilo, prestou alguns esclarecimentos de como o projeto UCA será realizado na escola e informou a pais e alunos que na próxima segunda-feira os laptops começam a ser distribuídos entre os alunos.
Sgundo a diretora, em um primeiro momento os laptops serão utilizados apenas na escola. Mas o propósito é que o mais rápido possível seja permitido aos alunos levarem o computador para as suas casas.
Postado por
Simão Pedro
16/02/2011
Seminário da FAPEMIG - Jovens e cultura digital
Os professores Simão Pedro Marinho e Alessandra M. S. Marinho, que integram o grupo UCA na PUC Minas, participam do seminário promovido pela FAPEMIG e pelo PLUG Minas. Em pauta possibilidades de pesquisas sobre tecnologias e juventude.
O seminário, que acontece na Plug Minas, no Horto, em Belo Horizonte, foi organizado em função do edital 23/2010 da FAPEMIG.
O edital, em “Inovação social”, está aberto, aguardando propostas de pesquisa em protagonismo juvenil, cultura digital e gestão em rede.
O seminário, promovido pela PLUGMinas em conjunto com a FAPEMIG, que tem por objetivo levar ao conhecimento de pesquisadores acadêmicos o edital e esclarecer dúvidas dos interessados, acontece hoje, ao longo do dia.
O seminário, que acontece na Plug Minas, no Horto, em Belo Horizonte, foi organizado em função do edital 23/2010 da FAPEMIG.
O edital, em “Inovação social”, está aberto, aguardando propostas de pesquisa em protagonismo juvenil, cultura digital e gestão em rede.
O seminário, promovido pela PLUGMinas em conjunto com a FAPEMIG, que tem por objetivo levar ao conhecimento de pesquisadores acadêmicos o edital e esclarecer dúvidas dos interessados, acontece hoje, ao longo do dia.
Postado por
Simão Pedro
Assinar:
Postagens (Atom)