25/02/2011

Encontro com a comunidade de uma escola UCA em BH

Na manhã de ontem, 24 de fevereiro, integrantes da equipe UCA na PUC Minas estiveram reunidos com pais, responsáveis e alunos da Escola Municipal Levindo Lopes, da rede municipal de ensino de Belo Horizonte e que se situa no bairro Paraíso, na região Leste da capital mineira. O propósito da reunião era apresentar para a comunidade o projeto UCA, iniciativa da Presidência da República e desenvolvido pelo MEC.

O  professor Simão Pedro P. Marinho, da PUC Minas, responsável pelo UCA em Minas Gerais, apresentou o projeto, destacando a sua importância como estratégia para uma inovação pedagógica que utiliza a tecnologia móvel, o laptop com acesso à internet, na busca da melhoria da qualidade da educação.

Ele aproveitou para mostrar algumas características que são muito próprias do laptop, inclusive visando a segurança, e fez a entrega simbólica do laptop a uma aluna.
Na oportunidade a diretora da escola, a professora Cátia Verônica Teixeira Camilo, prestou alguns esclarecimentos de como o projeto UCA será realizado na escola e informou a pais e alunos que na próxima segunda-feira os laptops começam a ser distribuídos entre os alunos.

A diretora informou a todos que o laptop deve ser visto da mesma maneira que o livro escolar, ou seja, ele pertence ao aluno enquanto ele for frequente à escola. Alertou que no caso do aluno deixar a escola, por qual motivo seja, deverá imediatamente devolver o laptop.

Sgundo a diretora, em um primeiro momento os laptops serão utilizados apenas na escola. Mas o propósito é que o mais rápido possível seja permitido aos alunos levarem o computador para as suas casas.