Na manhã de ontem, 24 de fevereiro, integrantes da equipe UCA na PUC Minas estiveram reunidos com pais, responsáveis e alunos da Escola Municipal Levindo Lopes, da rede municipal de ensino de Belo Horizonte e que se situa no bairro Paraíso, na região Leste da capital mineira. O propósito da reunião era apresentar para a comunidade o projeto UCA, iniciativa da Presidência da República e desenvolvido pelo MEC.
O professor Simão Pedro P. Marinho, da PUC Minas, responsável pelo UCA em Minas Gerais, apresentou o projeto, destacando a sua importância como estratégia para uma inovação pedagógica que utiliza a tecnologia móvel, o laptop com acesso à internet, na busca da melhoria da qualidade da educação.
Ele aproveitou para mostrar algumas características que são muito próprias do laptop, inclusive visando a segurança, e fez a entrega simbólica do laptop a uma aluna.
Na oportunidade a diretora da escola, a professora Cátia Verônica Teixeira Camilo, prestou alguns esclarecimentos de como o projeto UCA será realizado na escola e informou a pais e alunos que na próxima segunda-feira os laptops começam a ser distribuídos entre os alunos.
A diretora informou a todos que o laptop deve ser visto da mesma maneira que o livro escolar, ou seja, ele pertence ao aluno enquanto ele for frequente à escola. Alertou que no caso do aluno deixar a escola, por qual motivo seja, deverá imediatamente devolver o laptop.
Sgundo a diretora, em um primeiro momento os laptops serão utilizados apenas na escola. Mas o propósito é que o mais rápido possível seja permitido aos alunos levarem o computador para as suas casas.
Os professores Simão Pedro Marinho e Alessandra M. S. Marinho, que integram o grupo UCA na PUC Minas, participam do seminário promovido pela FAPEMIG e pelo PLUG Minas. Em pauta possibilidades de pesquisas sobre tecnologias e juventude. O seminário, que acontece na Plug Minas, no Horto, em Belo Horizonte, foi organizado em função do edital 23/2010 da FAPEMIG. O edital, em “Inovação social”, está aberto, aguardando propostas de pesquisa em protagonismo juvenil, cultura digital e gestão em rede. O seminário, promovido pela PLUGMinas em conjunto com a FAPEMIG, que tem por objetivo levar ao conhecimento de pesquisadores acadêmicos o edital e esclarecer dúvidas dos interessados, acontece hoje, ao longo do dia.