28/07/2010

Mesa sobre o Projeto UCA no WIE 2010

No dia 22 de julho de 2010, dentro da programação do XVI Workshop Sobre Informática na Escola, evento que integrou o XXX Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, realizado no campus Coração Eucarístico da PUC Minas, em Belo Horizonte, foi realizada a mesa "Programa Um Computador por Aluno (UCA): da ousadia tecnológica à inovação educacional", sob coordenação do prof. Simão Pedro P. Marinho, do Programa de Pós-graduação em Educação da PUC Minas, membro do GT do Projeto UCA e coordenador do grupo UCA de formação e acompanhamento na PUC Minas.


Participaram da mesa os professores Isabel Franchi Cappelletti, José Armando Valente, Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida e Pedro Andrade.

Na abertura da mesa, o professor Pedro Andrade, da Secretaria de Educação a Distãncia do MEC,  abordou as concepções e os princípios pedagógicos do Projeto UCA.








Em seguida a professora Dra. Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, da PUC/SP, apresentou a proposta de formação de professores e gestores no Projeto, tendo como referência uma experiência anterior de formação realizada em Palmas, TO, e estudos feitos junto a alunos e professores em São Paulo.





O professor Dr. José Armando Valente, da UNICAMP,  apresentou um estudo sobre o uso do laptop 1:1 em escolas de diversos países e destacou a importância da pesquisa no Projeto UCA. Em seguida mostrou a atual proposta que será submetida ao CNPq e demais agências de fomento à pesquisa.
 



No fechamento, a professora Isabel Cappelletti, da PUC/SP,  chamou a atenção para as tendências atuais de avaliação de políticas públicas na educação e mostrou o desenho da avaliação do Projeto UCA, do diagnóstico aos seus impactos.


>

Calendário da formação em Tiradentes

Concluída a formação do módulo 1, presencial, foi elaborado um calendário da formação nos demais módulos, a ser realizada essencialmente on-line.
O calendário está sujeito a alteração.


 

20/07/2010

Memórias da Formação UCA em Tiradentes. Julho de 2010

Porque lembrar é preciso.



19/07/2010

Prof. Simão Pedro Pinto Marinho, Coordenador do Grupo de Formação e Pesquisa do UCA Minas

Depoimentos de professores do UCA Tiradentes

O aluno na educação on-line. Preparando para a continuidade da formação

A continuidade da formação no Projeto UCA Total em Tiradentes será essencialmente on-line, através de módulos que serão desenvolvidos no ambiente e-Proinfo.
Por isso, no fechamento da primeira parte da formação, na última sexta-feira, em Tiradentes, a professora Alessandra M. S. Marinho conversou com professores e gestores sobre o aluno na educação a distância, chamando a atenção para aspectos essenciais para garantir seu melhor aproveitamento.

No último dia 16 de julho, no fechamento do Módulo I da formação  do Projeto UCA Total em Tiradentes, o professor Simão Pedro P. Marinho apresentou aos professores e gestores o que está planejado para a continuidade da formação, essencialmente on-line, através da plataforma e-Proinfo do MEC.

Secretária de Educação de Tiradentes fala sobre Projeto UCA e Tiradentes Digital

15/07/2010

UCA Minas em Tiradentes

Formação de Professores em Tiradentes

14/07/2010

UCA Minas em Tiradentes


















Fonte: http://www.uca.org.br/

13/07/2010

Parte 4 do Manual sobre o Classmate, desenvovido pela equipe UCA na PUC Minas, a ser utilizado na continuidade da formação de professores e gestores no Projeto UCA Total em Tiradentes.



Formação UCA - Preparação para utilização do e-Proinfo

A Formação Brasil do Projeto UCA em Tiradentes continua. Nos dais 12 e 13 o acesso ao e-Proinfo, o ambiente virtual que será utilizado na formação on-line, nos módulos de II a V.


09/07/2010

Memórias visuais da formação em Tiradentes

Imagens da formação de professores e gestores das escolas municipais e estadual de Tiradentes no Projeto UCA no dia 5 de julho de 2010.
Na abertura da formação, o prefeito de Tiradentes fez a entrega simbólica do primeiro laptop.


Formação para a apropriação tecnológica no UCA Total Tiradentes

Agenda da formação UCA Total em Tiradentes, no período de 5 a 16 de julho de 2010.
Na continuidade da formação de professores e gestores no Projeto UCA Total em Tiradentes, no dia 10 de julho, o professor Jorge Dantas estará utilizando a parte 3 do Manual sobre o Classmate.



06/07/2010

Manual na formação

A formação de professores e gestores do UCA Total Tiradentes continua.
E novos materiais a serem usados na formação para a apropriação do Clasmate vão sendo desenvolvidos e utilizados pelos professores e gestores das escolas das redes municipal e estadual na cidade.
A parte 2 estará sendo usada nas atividades de formação no período de 7 a 9 de julho.



03/07/2010

Na próxima segunda, dia 5 de julho, inicia-se a Formação Brasil no UCA Total na cidade de Tiradentes, em Minas Gerais
Entre professores, gestores e técnicos do NTM serão 78 pessoas iniciando sua formação.
No período de 5 a 16 de julho estará sendo desenvolvido o Módulo I da formação, que compreende a apropriação tecnológica. O propósito é permitir ao pessoal um domínio sobre o Classmate, o laptop do Projeto UCA.
A equipe UCA na PUC Minas está preparando uma série de pequenos manuais de uso do laptop.
A primeira parte está on-line.