No dia 22 de julho de 2010, dentro da programação do XVI Workshop Sobre Informática na Escola, evento que integrou o XXX Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, realizado no campus Coração Eucarístico da PUC Minas, em Belo Horizonte, foi realizada a mesa "Programa Um Computador por Aluno (UCA): da ousadia tecnológica à inovação educacional", sob coordenação do prof. Simão Pedro P. Marinho, do Programa de Pós-graduação em Educação da PUC Minas, membro do GT do Projeto UCA e coordenador do grupo UCA de formação e acompanhamento na PUC Minas.
Participaram da mesa os professores Isabel Franchi Cappelletti, José Armando Valente, Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida e Pedro Andrade.
Na abertura da mesa, o professor Pedro Andrade, da Secretaria de Educação a Distãncia do MEC, abordou as concepções e os princípios pedagógicos do Projeto UCA.
Em seguida a professora Dra. Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, da PUC/SP, apresentou a proposta de formação de professores e gestores no Projeto, tendo como referência uma experiência anterior de formação realizada em Palmas, TO, e estudos feitos junto a alunos e professores em São Paulo.
O professor Dr. José Armando Valente, da UNICAMP, apresentou um estudo sobre o uso do laptop 1:1 em escolas de diversos países e destacou a importância da pesquisa no Projeto UCA. Em seguida mostrou a atual proposta que será submetida ao CNPq e demais agências de fomento à pesquisa.
No fechamento, a professora Isabel Cappelletti, da PUC/SP, chamou a atenção para as tendências atuais de avaliação de políticas públicas na educação e mostrou o desenho da avaliação do Projeto UCA, do diagnóstico aos seus impactos.