18/12/2012

Dissertação fala de professores da escola UCA de Itabira

Em 25 de outubro último, Luciane Maria Ribeiro da Cruz Santos apresentou defesa pública de sua dissertação intitulada "Representação social de professores de uma escola pública de Itabira sobre internet na escola".
Participaram da banca os professores doutores Paulo  Gileno Cysneiros, (UFPE) e José Wilson da Costa (PUC Minas).
A pesquisa, que foi orientada pelo Prof. Simão Pedro P Marinho, foi realizada junto a uma escola de Itabira vinculada ao Projeto UCA. Foi essencial que a coleta de dados se desse antes que se iniciasse a formação dos professores, de modo a captar as suas representações sociais antes que pudessem ser modificadas na medida em que se envolvessem com o uso da internet, especialmente das interfaces da Web 2.0, no andamento da ação Formar Brasil do Projeto UCA.

12/12/2012

Defesa de dissertação. O UCA é o tema

No último dia 11 de dezembro, a professora Alessandra de Oliveira Reis, tutora da formação do Projeto UCA em Minas Gerais, defendeu sua dissertação de Mestrado intitulada "O uso 1:1 do laptop na educação matemática: permanências e mudanças no ensino e na aprendizagem".
A pesquisa para a dissertação, orientada pelo professor Dr. Simão Pedro P. Marinho, foi um estudo de caso realizado junto a um professor de Matemática de uma escola de Belo Horizonte integrada ao Projeto UCA.
Na foto, a professora Alessandra, tendo à sua direita o Prof. Dr. Ronaldo Luiz Nagem, do CEFET/MG, e à sua esquerda o prof. Dr. José Wilson da Costa, da PUC Minas. Ambos integraram a banca examinadora da dissertação.

09/12/2012

La Educación Prohibida - A educação proibida

Com ou sem tecnologia, por causa dela ou não, é urgente repensar a educação.