21/09/2012

Continuidade na formação à distância.

Neste mês de setembro foram iniciadas as atividades de formação on-line de professores e gestores das escolas de Monte Sião e Timóteo vinculadas ao Projeto UCA.

São 87 professores das escolas municipais Dona Ina, de Monte Sião, e Novo Tempo, de Timóteo, envolvidos nessa etapa da formação.

Nesse momento os cursistas se dedicam às atividades dos Módulos 2, de formação para incorporação curricular das interfaces da Web 2.0, e 3A, de Formação de gestores escolares para a escola que incorpora, curricularmente, tecnologias digitais móveis, respectivamente sob a responsabilidade das formadoras professora Lorena Tárcia e professora Carmem Lúcia da Silva.

Enquanto isso, os cursistas das escolas UCA em Ituiutaba, Ponte Nova e Unaí completam o Módulo 4, de projetos de aprendizagem e interdisciplinaridade, sob a responsabilidade da professora Alessandra Marinho, e se preparam para o cumprimento do Módulo 3B, de formação de gestores escolares para a escola que incorpora, curricularmente, tecnologias digitais móveis, sob a responsabilidade do professor Geraldo Junio dos Santos.

Projeto UCA e a inclusão digital

No último dia 19 de setembro, o prof. Simão Pedro P. Marinho participou da mesa "Inclusão Digital: Por que e para quem?", parte da programação da IV Semana de Ciência, Arte e Política, promovida pela PUC Minas São Gabriel.
Da mesa, moderada pela professora Carolina Saliba, Coordenadora do Núcleo de Tecnologia e Inovação (Nutei), da Próreitoria de Extensão da PUC Minas, participaram ainda Silvana Márcia Veloso de Castro, Diretora de Inclusão Digital, e Samir Rodrigues Haddad,  ambos da Prodabel.
O prof. Simão Pedro apresentou  proposta de inclusão digital do Projeto Um Computador por Aluno, UCA, que combina inovação tecnológica e inovação pedagógica.