11/03/2011

Formação UCA em Minas Gerais - situação em 11.3.2011

Ações de formação nas 23 (vinte e três) escolas UCA em Minas Gerais, sob a responsabilidade da equipe UCA que está vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação da PUC Minas.


Escolas UCA em Minas Gerais

Relação, atualizada em 10.3.2011, das escolas públicas de Minas Gerais que integram o Projeto UCA.

 
___
Fonte dos dados: Sistema de Monitoramento do Projeto UCA.

Mensagem

A professora Corina Soares Giovanini, titular da Gerência de Planejamento e  Informação [GPLI] da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte, no último dia 4 de março enviou uma mensagem após ter visto, neste blog, imagens e vídeos que documentam a entrega de laptops aos alunos da EM Levindo Lopes:

Talvez um dos brilhos inexplicáveis da educação seja o quão trabalhoso possa ser um processo, sempre vale a pena quando observamos seu significado e brilho para  os alunos...
Obrigada pelo presente nessa tarde,
abrs
Corina

Formação UCA em Uberaba

No período de 7 a 18 de2 fevereiro último, a equipe UCA da PUC Minas esteve em Uberaba desenvolvendo o Módulo 1, da apropriação tecnológica, que integra a Formação Brasil do Projeto UCA .
Participaram da formação 38 professores da Escola Municipal Uberaba e 17 técnicos e especialistas da Secretaria Municipal de Educação de Uberaba.
A formação, que se daria no espaço da própria escola, foi transferida para a Biblioteca Municipal em virtude de um temporal que atingiu a cidade poucos dias antes do início da formação e comprometeu a rede wireless, impedindo o acesso à internet.
Um momento importante na formação se deu quando os professores apresentaram para os colegas atividades de aprendizagem que planejaram para usar o laptop com seus alunos. Foi o momento rico da partilha de saberes, da troca de experiências, peças fundamentais no "quebra-cabeças" do UCA.




04/03/2011

O primeiro laptop ninguém esquece

Na semana de 28/2 a 4/3, a EM Levindo Lopes faz a entrega dos primeiros  laptops aos alunos. É o momento do primeiro contato com a máquina que deverá ser, em breve, um elemento natural na sala de aula.
A professora Alessandra Marinho, do grupo UCA na PUC Minas e da SMED/GPLI, organiza a entrega do equipamento ao mesmo tempo em que registra a alegria e o encantamento flagrantes quando os alunos começam a utilizar o laptop em sala de aula.
As imagens, algumas bastante ilustrativas da relação afetiva que os alunos estabelecem de pronto com a máquina, nos ajudam a construir a memória do Projeto UCA em Minas Gerais.


 

02/03/2011

Um dia para lembrar para sempre

Nesta semana de 28/2 a 4/3, os alunos da EM Levindo Lopes estão recebendo seus laptops no Projeto UCA. É o momento do primeiro contato com um equipamento que será um instrumento importante na sua aprendizagem.
A professora Alessandra Marinho, do grupo UCA na PUC Minas e da SMED/GPLI, acompanha a entrega dos equipamentos, contando com o apoio do agente de informática Paulo, e dá um apoio às professoras.
Alguns alunos já personalizaram seus laptops. Isso é muito bom, porque revela um importante  sentimento de pertença.
Os sorrisos - que fazem da escola um lugar mais alegre, sem tirar dos alunos a concentração que a tarefa de aprender exige - mostram que vale a pena todo o esforço, que vale a pena continuar insistindo e investindo.

Em alguns dias a escola, pela direção e professoras, e os pais decidirão quando os laptops poderão também ser levados para casa. Afinal, a inclusão digital não se fará apenas na escola. E os meninos e meninas poderão ser agentes na inclusão digital de seus familiares e vizinhos.