25/08/2010

Riscos na internet. Orientando para a navegação segura

A internet é tudo e é nada.
É uma imensa biblioteca, ao mesmo tempo em que talvez seja o maior depósito de lixo, ainda que virtual, já criado pela humanidade.
É um universo de informações. É hoje nosso maior "canal de comunicação" entre pessoas e instituições.
Mas, como qualquer espaço público, a internet abriga riscos.
Da mesma maneira que no espaço do chamado "mundo real" existem ladrões, pessoas que humilham semelhantes, caluniadores e difamadores, pedófilos, racistas, encontraremos na internet crimes cibernéticos, violações a direitos humanos, crimes de preconceito, cyberbullying, abuso sexual inclusive contra menores de idade.
Afinal, a internet, embora uma rede física de computadores, é feita pelos seus usuários. A rede é essencialmente as pessoas que se conectam.

Como qualquer espaço, a internet exige aos usuários cuidados, atenção.
Uma preocupação forte hoje, e perfeitamente justificada, diz respeito à necessidade de que  crianças e adolescentes, que se tornam internautas cedo,  sejam orientados para a utilização mais segura da internet.
Uma contribuição para esse uso mais seguro por parte de menores vem da Childhood Brasil, um  braço da World Childhood Foundation, organização -  criada, em 1999, pela Rainha Silvia, da Suécia - para defender os direitos da infância e promover melhores condições de vida para crianças em situação de vulnerabilidade em todo o mundo.
A  Childhood Brasil pulblicou a cartilha "Navegar com Segurança", através da qual oferece dicas e informações importantes para que pais e professores possam ser proativos na prevenção dos problemas decorrentes de um uso descuidado da rede mundial de computadores.A cartilha, que em sua segunda edição já alcançou meio milhão de exemplares distribuídos, está disponível na internet.
Para ver e copiar, gratuitamente, a cartilha basta clicar
aqui.

24/08/2010

UCA em Belo Horizonte

Hoje, os professores Simão Pedro P. Marinho e Alessandra Marinho, que integram o grupo UCA na PUC Minas, estiveram reunidos na GPLI, da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte.
Com a professora Corina Corina Soares Giovanini, titular da Gerência de Planejamento e Informaçã - GPLI, e o prof Benedito C. Andrade Júnior, foram discutidos estratégias e calendário para a atividade de planejamento estratégico da formação de professores e gestores das escolas municipais Padre Guilherme Peters e Levindo Lopes, escolas UCA em Belo Horizonte.

22/08/2010

Por que professores e escolas não caem nas redes sociais?

Laptop educacional

Vídeo institucional da CCE que foi a vencedora do pregão do FNDE e fornece os laptops Classmate do projeto UCA.



16/08/2010

O futuro da pesquisa no Projeto UCA

Em Brasília, nos dias 16 e 17 de agosto, acontece uma  reunião conjunta entre a Presidência da República, MEC/SEED, CNPq e CAPES com o objetivo de definir estratégias para a organização de linhas especiais de fomento a pesquisas sobre o uso de tecnologia móvel, tendo como referência o Projeto UCA.
O professor Simão Pedro P. Marinho participa da reunião na qualidade de membro do grupo de pesquisa do GT do Projeto UCA.

04/08/2010

Grupo Uca Minas faz arranjos finais para início da formação a distância

Em reunião nesta terça-feira,3, foram traçadas as estratégias para as próximas etapas. A professora Carmem Lúcia faz um balanço do encontro:

Reunião geral do grupo UCA/PUC Minas - avaliação de módulos da formação on-line

03/08/2010

Nova reunião do grupo de formação da PUC Minas

O grupo PUC Minas continua sua preparação para a formação on-line de professores e gestores das escolas de Tiradentes, prevista para se iniciar em 9 de agosto próximo. 

Hoje foi dia de mais uma reunião geral do grupo UCA na PUC Minas. 

Constaram da pauta dessa reunião
  • avaliação da formação presencial realizada em Tiradentes no período de 5 a 16/julho;
  • continuação da preparação do pessoal da PUC Minas para o uso do e-Proinfo;
  • apresentação e discussão do Módulo 3A, da formação on-line.